História do projeto
Conheça melhor o desenvolvimento do CVT-Espacial

Conheça melhor o desenvolvimento do CVT-Espacial
O Centro Vocacional Tecnológico Augusto Severo é um projeto com foco na aplicação de conceitos e técnicas inerentes à atividade espacial brasileira, que tem como objetivo fornecer a alunos, professores e trabalhadores locais, da rede pública ou privada, capacitação tecnológica por meio da realização de atividades e missões voltadas para as áreas de STEAM-Espacial nas áreas de Astronomia e Astronáutica.
O Projeto CVT-Espacial foi inaugurado em 13 de novembro de 2017 e, desde então, integra diversas ferramentas na área tecnológica e difunde o conhecimento entre diversos grupos.
Hoje, o projeto já atendeu mais de 11.000 pessoas de diferentes lugares do Brasil, incluindo programas internacionais como Limitless Space e Nasa Globe, além de eventos com intercambistas internacionais , mais de 200 escolas participaram das nossas atividades de capacitação e educação.
As atividades e a forma como são aplicadas, adaptam-se de acordo com a idade média da turma. Podendo ser realizadas atividades como: workshop de foguete de garrafa PET, montagem e programação de Rovers, montagem e programação de CubSat e uma série de testes de componentes montados. Além de práticas de astronomia como: astrolábio, relógio solar, luneta, sessões de planetário e sessões de realidade virtual (RV), além de missões em robos esferol.
O projeto é o primeiro Centro Vocacional Tecnológico Espacial do Brasil e é uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB).


Além dos eventos do dia Espacial e dos Workshops são desenvolvidos também no Centro Vocacional Tecnológico pesquisas relacionadas a Astronomia e Astronáutica com o intuito de melhorar as práticas educacionais nas Áreas de Astronomia e Astronáutica e fomentar a participação de jovens nas olimpíadas de conhecimentos relacionados as essas áreas.